ANCHYSES JOBIM LOPES   

Psicanalista do CBP-RJ

Mestre em Medicina pela UFRJ

Doutor em Filosofia pela UFRJ



PSICANÁLISE, EVOLUCIONISMO E PRIMATOLOGIA

















Arte da era glacial – arte das cavernas – e o primeiro totem da humanidade (ou, não é que Totem e tabu pode estar certo?)

O homem leão, uma escultura totêmica datada de 40.000 anos atrás, até o momento objeto artístico mais antigo da humanidade. A revolução do paleolítico superior, era nasceram: linguagem falada, música, arte, religião e uma sociedade maior e mais complexa. O início do inconsciente dinâmico e o surgimento da metáfora como os portadores dessa revolução. A arte das cavernas como a forma de aplacar a percepção da morte pela religião, surgindo o totemismo e o xamanismo. Especialistas em arte das cavernas interpretam as criaturas meio animais como seres metamórficos, mediadores entre este mundo e o outro. No referencial psicanalítico, podem ser interpretados como operadores da transformação do animismo e sua psicose latente num totemismo mais estável e na neurose.

Publicado em Estudos de Psicanálise, Publicação Anual do Círculo Brasileiro de Psicanálise, Belo Horizonte, nº 45, Belo Horizonte, julho 2016.













O primata perverso polimorfo

A importância do darwinismo para as ideias de Freud, acrescidas das descobertas mais recentes sobre a evolução dos grandes primatas. As pesquisas feitas nas últimas décadas sobre o comportamento de chipanzés e bonobos, estabelecendo paralelos entre o comportamento sexual e agressivo dessas espécies com o dos seres humanos. Releitura de algumas teses de Totem e Tabu a partir desses novos conhecimentos. Filogênese do complexo de Édipo. A dualidade agressiva e erótica da espécie humana.

Publicado em Estudos de Psicanálise, Publicação Anual do Círculo Brasileiro de Psicanálise, Belo Horizonte, nº 40, Belo Horizonte, dezembro 2013.